Distúrbios alimentares: tipos, causas, sintomas e tratamentos

Hands tied with tapeline on empty plate, girl obsessed with counting calories
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Distúrbios alimentares: tipos, causas, sintomas e tratamentos | Distúrbios alimentares são doenças psicológicas que podem ser originadas de hábitos alimentares que causam a redução extrema ou consumo em excesso de alimentos.
Os pacientes que sofrem desse mal, tendem a ter distúrbio de imagem, depressão, ansiedade, problemas de auto-estima e derivados.

.


São comuns, na adolescência e no começo da vida adulta, sendo uma consequência para ter um “corpo perfeito”.
Transtorno alimentar é um tema que merece uma atenção especial, por isso separamos os tipos, causas, sintomas e como cada distúrbio pode ser tratado.


Pessoas com depressão, ansiedade e transtorno obsessivo-compulsivo estão propensas a um distúrbio alimentar.


Fatores de risco:
• Culto excessivo ao corpo.
• Maus hábitos alimentares.
• Distorção da imagem corporal.
• Autoestima baixa.
• Sentimento de culpa.
• Questões hormonais.
• Distúrbios emocionais.


Tudo isso está ligado às seguintes condições: saúde psicológica, sociocultural, biológica e genética.

Conheça os tipos e sintomas de distúrbios alimentares

  1. Anorexia
    A anorexia ou anorexia nervosa é um distúrbio à qual a pessoa vê seu corpo sempre com excesso de peso, mesmo que ela esteja claramente abaixo do ideal ou desnutrida. Existe um medo intenso de ganhar peso e uma obsessão por emagrecer, sendo a sua principal característica, a rejeição a qualquer tipo de comida.
    Principais sintomas: olhar no espelho e sentir-se “gordo”, não comer para não engordar, contar as calorias da refeição antes de comer, evitar comer em público, fazer exercícios em excesso para emagrecer e remédios que levam a perda de peso.
  2. Bulimia
    A bulimia é caracterizada por episódios frequentes de compulsão alimentar, nos quais há um consumo de grandes quantidades de comida, seguido de comportamentos compensatórios como forçar o vômito, usar laxantes ou diuréticos, ficar sem comer e praticar exercícios em excesso para tentar controlar o peso.
    Principais sintomas: inflamação crônica na garganta, refluxo gástrico, cáries e sensibilidade nos dentes, praticar muito exercícios físico, comer grandes quantidades escondido, desidratação e problemas gastrointestinais.
  3. Compulsão alimentar
    A principal característica da compulsão alimentar são episódios frequentes de comer exageradamente, mesmo quando não se tem fome. Existe uma perda do controle sobre o que se comer, mas não existe comportamentos compensatórios como vômitos ou uso de laxantes.
    Principais sintomas: comer exageradamente até quando não se tem fome, dificuldade para parar de comer, comer muito rápido, consumir alimentos estranho como arroz cru ou feijão gelado, excesso de peso.
  4. Ortorexia
    Ortorexia é a preocupação exagerada com o que se come, levando a uma obsessão para sempre comer de forma certa, com alimentos saudáveis e extremo controle de calorias e qualidade.
    Principais sintomas: estudar muito sobre alimentação saudável, evitar alimentos processados ou ricos em gorduras ou açúcar, evitar comer fora de casa, comer sempre produtos orgânicos, planejar rigorosamente as refeições.
  5. Vigorexia
    A vigorexia, também conhecida como transtorno dismórfico muscular ou Síndrome de Adonis, é caracterizada por uma obsessão para ter o corpo perfeito, levando à prática exagerada de exercícios físicos.
    Principais sintomas: cansaço extremo, irritabilidade, uso exagerado de suplementos alimentares, prática de exercícios físicos até a exaustão, preocupação exagerada com a alimentação, insônia e dor muscular.
  6. Síndrome de Gourmet
    A Síndrome de Gourmet é um distúrbio raro caracterizado por uma preocupação excessiva em relação à preparação do alimento, desde a compra dos ingredientes até a forma que ele será servido no prato.
    Principais sintomas: consumo frequente de pratos exóticos ou especiais, preocupação excessiva com a qualidade dos ingredientes comprados, passar muito tempo na cozinha, ter muito cuidado ao preparar os alimentos, servir sempre pratos bem decorados.
  7. Transtorno alimentar noturno
    O transtorno alimentar noturno, também conhecido como síndrome do comer noturno, é caracterizado pela falta de apetite durante a manhã, compensada por uma grande ingestão de comida durante a noite, que é acompanhada de insônia.
    Principais sintomas: acordar à noite para comer, não sentir fome ou comer pouco durante o dia, nem sempre lembrar que comeu muito durante a noite, ter excesso de peso.

Veja também

Depressão na pandemia do Coronavirus no Brasil

A colaboração da neuropedagogia no processo de ensino e aprendizagem

Fonoaudiologia e o autismo

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *