Importância da avaliação nutricional em idosos.

Alimentação em idosos
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Importância da avaliação nutricional em idosos – Dea acordo com dados do IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando e, em vista disto, é essencial cuidar da saúde durante o processo de envelhecimento.

Na terceira idade, cuidados com a alimentação e acompanhamento nutricional se tornam fundamentais, pois é nesse momento que ocorre mudanças fisiológicas significativas que prejudicam a nutrição adequada para o idoso.

Dificuldades na mastigação, deglutição, perda de apetite e do paladar, além de fatores emocionais, são questões que interferem diretamente no “aceitar” das refeições, o que ocasiona danos no estado nutricional do idoso.

A identificação de alimentos adequados para um idoso é muito complexa

Quando somos jovens sabemos diferenciar uma alimentação saudável de outras nem tão benéficas assim.

Sabemos que os alimentos que vêm da terra, assim como alguns tipos de carnes e ovos, provém as necessidades de nosso corpo.

Mas quando chegamos em uma idade avançada não é tão simples fazer essa associação e chegar à conclusão do que comer ou não.

Muitas alterações que ocorrem com o envelhecimento acabam influenciando diretamente na saúde do idoso.

Para saber o que deve ser incluso na alimentação é necessário realizar uma avaliação detalhada, levando em consideração alguns indicadores específicos e, principalmente, o histórico de saúde do paciente.

Quando o idoso mora sozinho, a alimentação adequada é um grande desafio, pois como é oferecido em mercados, várias opções de alimentos prontos e com baixo valor nutricional, o que sugere uma praticidade à qual é difícil resistir.

Outro fato que exige atenção é quando o idoso deixa de realizar alguma refeição, não ingerindo a quantidade adequada de energia e, principalmente, de proteína, tão necessárias para manter um estado nutricional saudável.

A avaliação nutricional para idosos pode detectar quem pertence a um grupo de risco.

O aparecimento de doenças crônicas é muito comum na terceira idade, assim como a sua evolução.

Quanto mais rápido um diagnóstico precoce, mais fácil fica de procurar um tratamento e controlar o problema.

Muitas vezes, com os exames adequados, é possível identificar uma pré-disposição para o desenvolvimento de algum problema.

Veja também:

O processo de aprendizagem e seus desafios

O que é a síndrome de burnout?

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *