DISFAGIA – como a fonoaudiologia pode ajudar?

Disfagia
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

DISFAGIA – como a fonoaudiologia pode ajudar? o dia 20 de março é o Dia Nacional da Atenção a Disfagia. Está visibilidade é de grande importância, pois muitas vezes, ignoramos seus sintomas.

Assim, medicamos doenças desconhecidas a fim de mascarar os incômodos e através dessa conscientização, mais e mais pessoas conhecer e reconhecer a doença, e buscar o tratamento adequado.

Veja agora, alguns pontos para você entender um pouco mais!

O que é disfagia?

A disfagia é a dificuldade de engolir alimentos e líquidos. Geralmente ocorre na garganta ou no esôfago e varia de um desconforto leve a um bloqueio total e doloroso.

É mais comum em idosos e pacientes que possuem doenças neurológicas ou que sofreram traumas na boca e garganta.

Quais são os tipos?

A disfagia pode ser oral, oro-farígea e esofageana.

No primeiro tipo, o paciente fica muito tempo com alimento na boca, tem dificuldade para fechá-la e acaba deixando escoar líquidos, mesmo após a deglutição.

Já na orofarígea existe a dificuldade em conter o alimento, com regurgitação precoce para a faringe, além do atraso ou ausência no disparo do reflexo de engolir, presença de resíduos alimentares na faringe, penetração de saliva ou alimento no nível das pregas vocais e aspiração de saliva ou alimento.

A Disfagia Esofageana apresenta pressão no peito, sensação de alimento preso, motilidade da musculatura do esôfago é diminuída, relaxamento do esôfago, fazendo voltar o conteúdo alimentar, diminuição do esôfago, dificultando a passagem do alimento.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem variar de uma dor leve à incapacidade de engolir, regurgitação, tosse ou engasgo, azias frequentes, mudanças no tom da voz, perda de peso, desnutrição e desidratação.

Então, ao notar qualquer um desses sintomas, procure um médico!

Quais são os tratamentos?

O tratamento do paciente disgágico envolve fonoterapias, podendo ser clínicas ou cirúrgicas.
Também fazem parte do tratamento mudanças na dieta, adaptação de manobras e terapias de deglutição, o uso de medição – sempre recomenda por médicos – é uma opção bastante utilizada.

A importância da fonoaudiologia

A importância da fonoaudiologia é incalculável quando se fala de disfagia em qualquer idade.

A terapia fonoaudiológica é fundamental, pois por meio dela, é realizado diversos exercícios que tem como objetivo a melhora do músculo, assim melhorando a precisão e funcionalidades do processo de deglutição.

Além do tratamento, o fonoaudiólogo faz o diagnóstico e viabiliza as intervenções.