A colaboração da neuropedagogia no processo de ensino e aprendizagem

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A Neuropedagogia é a ciência que estuda a ligação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana, é fundamentada nos conhecimentos da Neurociência aplicada à Educação, com interfaces da Psicologia e Pedagogia.

Procura disponibilizar os fundamentos teóricos essenciais sobre o progresso nervoso e as várias etapas de aquisição de habilidades cognitivas, sensoriais, emocionais e psicológicas, essenciais ao desenvolvimento da aprendizagem.


Resumidamente, a neuropedagogia desempenha um papel de extrema importância na educação, uma vez que acontece a investigação de como a aprendizagem de um indivíduo pode ser aperfeiçoada em todas as suas diferenças. Ainda, a neuropedagogia determina uma relação entre o aspecto cognitivo e o desenvolvimento humano que se conquista.


“A Neuropedagogia, confirma a importância do papel do professor no processo de ensino/aprendizagem. Os estudos da área, sobre a memória e o sistema límbico (hipófise, amígdala e hipotálamo), apontam à motivação como um dos fatores essenciais no aprender, uma vez que para isso é necessário armazenar os conhecimentos e as experiências na memória. E essas são formadas inicialmente no hipocampo por meio de experiências com carga emocional.”

Quais as contribuições da neuropedagogia ao ensino e aprendizagem?

A neuropedagogia tem um papel muito significativo nesse processo envolvendo a escola, o aluno, a metodologia, a forma com a qual ele aprende, a assimilação dos conteúdos e como o cérebro reage. Com isso, esse ponto de vista científica pode ser uma grande parceira da educação no sentido de colaborar no processo de desempenho do aluno frente aos desafios que surgem em seu percurso pedagógico.
Em outros termos, a neuropedagogia exerce padrões extremamente importantes na produção de fundamentos envolvendo o desenvolvimento cerebral. Além do mais, ela relaciona tudo isso a capacidades que estão relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, a saber: aspectos cognitivos, psicológicos, emocionais e sensoriais.


A neuropedagogia inclui todos os alunos que estão em curso de aprendizagem; e não que sejam obrigatoriamente crianças. Isso tem sentido de que esse campo do conhecimento lida com o progresso cognitivo do individuo em toda a sua vida. Por conseguinte, a educação voltada para o ensino de jovens, adultos e idosos também recebe a contribuição da neuropedagogia.

Veja também: Ansiedade e transtorno de ansiedade

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