Sabe o que é a DISLEXIA? a dislexia é um distúrbio genético de neurodesenvolvimento que dificulta o aprendizado – habilidades básicas de leitura e linguagem.
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Por razões ainda não estabelecidas, há a dificuldade para entender o processo fonológico, que resulta na dificuldade para processar os sons das palavras e realizar associações, um dos sintomas, por exemplo, é a troca da ordem das palavras, no momento da escrita.
A dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem, porque seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico, mas NÃO PODEM E NEM DEVEM ser associados ao nível de inteligência.
Sintomas na idade escolar:
- dispersão;
- fraco desenvolvimento da atenção;
- atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
- dificuldade de aprender rimas e canções;
- fraco desenvolvimento da coordenação motora;
- dificuldade com quebra-cabeças;
- falta de interesse por livros impressos.
Diagnóstico:
O diagnóstico da dislexia ocorreentre 7-9 anos, e é realizado por uma equipe composta de profissionais como psicóloga, psicopedagoga, neurologista e fonoaudiologia.
Tratamento:
A dislexia não tenha cura, porém é possível levar uma vida tranquila se houver suporte especializado desde cedo. O tratamento com fonoaudiólogo e psicólogo permite criar estratégias para superar as dificuldades com as palavras e outras eventuais barreiras no dia a dia. A terapia também é importante para diminuir possíveis crises de autoestima.
Sintomas que geralmente aparecem
NA FALA
- atraso no desenvolvimento da fala;
- problemas para formar palavras de forma correta, como trocar a ordem dos sons e confundir palavras semelhantes;
- erros de pronúncia, incluindo trocas, omissões, substituições, adições e misturas de fonemas;
- dificuldade para nomear letras, números e cores;
- dificuldade em atividades de aliteração e rima;
- dificuldade para se expressar de forma clara.
NA ESCRITA
- erros de soletração e ortografia, mesmo nas palavras mais frequentes;
- omissões, substituições e inversões de letras e/ou sílabas;
- dificuldade na produção textual, com velocidade abaixo do esperado para a idade e a escolaridade.
NA LEITURA
- dificuldade para decodificar palavras;
- erros no reconhecimento de palavras, mesmo as mais frequentes;
- leitura oral devagar e incorreta. Pouca fluência, com inadequações de ritmo e entonação, em relação ao esperado para a idade e a escolaridade;
- compreensão de texto prejudicada como consequência da dificuldade de decodificação;
- vocabulário reduzido.
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