Sabe o que é a DISLEXIA?

Dislexia
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Sabe o que é a DISLEXIA? a dislexia é um distúrbio genético de neurodesenvolvimento que dificulta o aprendizado – habilidades básicas de leitura e linguagem.

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Por razões ainda não estabelecidas, há a dificuldade para entender o processo fonológico, que resulta na dificuldade para processar os sons das palavras e realizar associações, um dos sintomas, por exemplo, é a troca da ordem das palavras, no momento da escrita.

A dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem, porque seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico, mas NÃO PODEM E NEM DEVEM ser associados ao nível de inteligência.

Sintomas na idade escolar:

  • dispersão;
  • fraco desenvolvimento da atenção;
  • atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
  • dificuldade de aprender rimas e canções;
  • fraco desenvolvimento da coordenação motora;
  • dificuldade com quebra-cabeças;
  • falta de interesse por livros impressos.

Diagnóstico:

O diagnóstico da dislexia ocorreentre 7-9 anos, e é realizado por uma equipe composta de profissionais como psicóloga, psicopedagoga, neurologista e fonoaudiologia.

Tratamento:

A dislexia não tenha cura, porém é possível levar uma vida tranquila se houver suporte especializado desde cedo. O tratamento com fonoaudiólogo e psicólogo permite criar estratégias para superar as dificuldades com as palavras e outras eventuais barreiras no dia a dia. A terapia também é importante para diminuir possíveis crises de autoestima.

Sintomas que geralmente aparecem

NA FALA

  • atraso no desenvolvimento da fala;
  • problemas para formar palavras de forma correta, como trocar a ordem dos sons e confundir palavras semelhantes;
  • erros de pronúncia, incluindo trocas, omissões, substituições, adições e misturas de fonemas;
  • dificuldade para nomear letras, números e cores;
  • dificuldade em atividades de aliteração e rima;
  • dificuldade para se expressar de forma clara.

NA ESCRITA

  • erros de soletração e ortografia, mesmo nas palavras mais frequentes;
  • omissões, substituições e inversões de letras e/ou sílabas;
  • dificuldade na produção textual, com velocidade abaixo do esperado para a idade e a escolaridade.

NA LEITURA

  • dificuldade para decodificar palavras;
  • erros no reconhecimento de palavras, mesmo as mais frequentes;
  • leitura oral devagar e incorreta. Pouca fluência, com inadequações de ritmo e entonação, em relação ao esperado para a idade e a escolaridade;
  • compreensão de texto prejudicada como consequência da dificuldade de decodificação;
  • vocabulário reduzido.

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